A climatização evaporativa é mais saudável por renovar o ar do ambiente completamente, além de ser mais em conta quando comparado com o ar condicionado tradicional. Da mesma forma que não é preciso fazer muitos investimentos para isolar paredes e tetos, fechar aberturas, entre outras necessidades especiais que é necessário com o ar condicionado. São inúmeros os benefícios do climatizador evaporativo, então se você está com a intenção de climatizar o seu espaço, é importante saber sobre a aplicação do resfriamento evaporativo. Confira este post!

 

1 – RESFRIAMENTO EVAPORATIVO POR LEVANTAMENTO DE CARGA TÉRMICA

Esse método exige um alto conhecimento por parte do projetista para realizar os seguintes levantamentos: levantamento detalhado de carga térmica de todos os equipamentos do local, determinar a temperatura do bulbo seco e umidade relativa local, calcular a temperatura de saída do climatizador, calcular a temperatura ideal no ambiente (que normalmente é entre 3 e 5ºC acima da temperatura de saída do climatizador evaporativo), calcular a vazão.

 

2 – RESFRIAMENTO EVAPORATIVO POR RENOVAÇÃO DE AR

Esse método é um pouco mais simples, pois é mais fácil de adquirir as variáveis, elas são: saber qual a temperatura de bulbo úmido do local, verificar a carga térmica do ambiente (alta ou baixa), saber o número de renovações recomendadas para cada ambiente. De acordo com Mário M. Kuroki, engenheiro mecânico, “a localização dos equipamentos para injeção de ar e saída de ar no ambiente também é muito importante para evitar que haja bolsões de calor em alguns locais, tornando o ambiente desagradável. Quando há dificuldade do ar climatizado alcançar determinados locais, devido a interferências por barreiras, recorre-se a ventiladores para auxílio de deslocamento de ar nessas áreas, criando sensação térmica mais agradável”.

 

Gostou de saber mais sobre a aplicação do resfriamento evaporativo? Então, acesse www.ecoclimas.com.br/contato e faça um orçamento agora mesmo.