É fundamental ter uma estratégia bem definida se deseja empreender, pois é por meio dela que é possível traçar os rumos do novo empreendimento e todas as suas variações do planejamento. Segundo um dos principais especialistas contemporâneos e professor na Harvard Business School, Michael Porter, a estratégia pode ser definida como o conjunto de ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição em uma determinada indústria para enfrentar com sucesso as forças competitivas e obter um retorno maior sobre o investimento.
O planejamento estratégico é um processo constante de criação, implementação e avaliação de decisões que orientam e permitem uma instituição atingir seus objetivos. O processo de planejamento da estratégia deve começar a partir da missão e objetivos da empresa, pois se você tem um objetivo é preciso definir como atingi-lo.
Existem diversas metodologias que podem te ajudar a desenvolver a formulação da estratégia, porém, a lógica que deve ser seguida envolve os tópicos a seguir. Confira!
1) Estabeleça seu objetivo: primeiramente você deve definir a missão, visão e valores da sua empresa, além de determinar qual o propósito e onde quer que ela chegue;
2) Pesquise sobre o mercado: estude sobre os seus concorrentes e veja os pontos positivos e negativos deles. Observe como sua empresa pode ser impactada pelas ameaças e oportunidades do ambiente externo;
3) Pontos fortes e fracos: reconheça quais são os pontos críticos de seus concorrentes e compare com seus pontos fortes e fracos, dessa maneira você terá um diagnóstico interno da sua empresa;
4) Plano de ação: depois de identificar as ameaças do ambiente externo onde sua empresa está, será possível definir os objetivos estratégicos, além de ter um plano de ação para implementá-los;
5) Controle cada etapa: acompanhe cada etapa da implementação para examinar se é preciso rever algum ponto da estratégia. Mensure a eficácia através de indicadores que deverão ter sido definidos previamente.
Após estabelecer esse plano estratégico, não deixe de investir em seu ambiente. Pois é por meio dele que terão mais clientes e que eles ficarão mais tempo no seu estabelecimento, além de deixar seus colaboradores mais animados para o trabalho. Adquira um climatizador evaporativo e deixe seu ambiente mais fresco em até 12ºC e limpo, além de economizar até 90% de energia quando comparado ao ar condicionado tradicional.
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