Todo negócio tem o objetivo de permanecer no mercado e prosperar, mas vários fatores podem dificultar e trazer prejuízos para o estabelecimento. É por isso que você deve conhecer as principais maneiras de aumentar as vendas da sua farmácia, fidelizar os clientes e potencializar os resultados. No blog de hoje vamos ensinar algumas formas de ter maior lucratividade, confira!
1 – DEFINA SEU PÚBLICO ALVO
Primeiramente você deve saber quem são os seus clientes, ou seja, qual o seu público alvo. Defina a faixa etária, gênero, produtos de maior consumo, necessidades, problemas de saúde, entre outros. Dessa forma fica mais fácil comprar as mercadorias preferidas dos clientes, pois terá maior rotatividade e não ficará no estoque por muito tempo.
2 – FAÇA UM BOM TREINAMENTO COM SEUS COLABORADORES
Um bom resultado de vendas na farmácia depende também de uma equipe de funcionários bem treinados, pois são eles que vão atender o público e garantir o sucesso das vendas. Eles devem ter uma boa postura, ser proativos, apresentar uma boa dicção, saber dialogar, ter paciência e entender das técnicas de venda. Além de ter um conhecimento sobre todos os produtos do local. Por isso é importante oferecer aos seus colaboradores, treinamentos, cursos de capacitação, palestras, eventos e workshops.
3 – INVISTA NO AMBIENTE
Além de oferecer os produtos que seus clientes desejam e de ter bons vendedores, é essencial que o local seja convidativo para os consumidores. Invista para que a sua farmácia tenha uma boa iluminação, que os produtos estejam bem localizados e fáceis de se achar, que tenha um som ambiente prazeroso e o principal, que a temperatura esteja agradável. O clima dentro do estabelecimento é o que garante que os clientes passem mais tempo por lá e que não queiram sair. A Ecoclimas desenvolveu diversos modelos de climatizadores evaporativos que reduzem a temperatura do ambiente em até 12ºC, promovendo uma sensação mais agradável e economizando até 90% de energia comparados com o ar condicionado convencional.
4- DIVULGUE
A divulgação é a alma do negócio de sucesso. O marketing é um diferencial para aumentar as vendas da farmácia, pois mais pessoas vão conhecer seu estabelecimento e você poderá fazer ofertas mais abrangentes. Desenvolva encartes promocionais, faça parcerias com laboratórios, crie campanhas de serviços, como testes de glicemia e aferição de pressão. Você pode divulgar de diversas formas, como a realização de sorteios e promoções, criando um site e um blog, colocando preços diferenciados, criando redes sociais e publicando periodicamente, entre outros.
5 – SAIBA QUEM SÃO OS SEUS CONCORRENTES
Pesquise sobre as farmácias concorrentes, saiba em quais formas de marketing que ela atua, estude a média de preços, conheça os clientes, saiba como os vendedores atuam em relação ao atendimento ao consumidor, entre outros. Tudo isso servirá como embasamento para que você aponte quais os pontos ainda precisam ser melhorados no seu estabelecimento. A partir daí, você conseguirá criar diferenciais que se destacarão no mercado.
E aí, interessou-se em saber mais como aumentar a lucratividade da sua farmácia? Então acesse https://www.ecoclimas.com.br/contato/ e faça um orçamento agora mesmo.